3 de abril de 2010

BEM VINDOS

São todos...

Não me considero uma pessoa boazinha. Mas os que me conhecem de verdade sabem que, por trás desse jeito despretensioso, há uma mulher teimosa que costuma meter a cara quando sente aquele "algo a mais" por alguém. Invisto e me arrisco como se fugisse do açoitamento do desejo. Eu o mato antes, claro, satisfeitíssima.

No entanto, no que se refere à amizade, ajo de modo diferente, cautelosa. Amigo é umas das poucas relações que temos na vida em que podemos, de fato, interferir, escolher. É algo que convêm cultivar sem, entretanto, deixar de lado os freios, as precauções.

Não se trata de "amigos adicionados" no orkut, é sua vida real.


Conhecendo muito bem minhas manias e pontos de vista seguros, tempos atrás resolvi mudar de tática. Pré-conceitos à parte, a princípio costumo me abrir e deixo-me ir. Se a companhia desagrada, eu me questiono - aliás, questionar-me é uma das atividades solitárias, mais divertidas que descobri nesses últimos anos. A palavra de lei é TENTAR. Porque bem sei o que já pensaram de mim por esse meu jeito docemente ácido e o juízo que eu mesma fiz de alguns queridos amigos que hoje possuo. Então, eu tento. Nessas tentativas, tenho aprendido a ser mais tolerante e até mesmo a me respeitar mais. Porque se, entre esse mundo todo de gente que conhecemos e esbarramos diariamente, há pessoas maravilhosas, também há quem nos faça ver que o esforço não vale a pena. É murro em ponta de faca. Aí, é lavar as mãos. Deixa estar que (parafraseando um grande amigo meu) o que é dele(a) tá guardado.

Há surpresas no meio do caminho. As tentativas chegam a gostosas amizades ou a simples cumprimentos vazios. Não culpo a ninguém, muito menos a mim mesma - com exceção de alguns sentimentos de ter sido ingênua vez ou outra. Tolo é quem se fecha para tudo e todos que divergem do seu mundinho. Estereotipados e rotulados somos todos nós. Mas é tolo também quem persiste no erro.

Ou seja, tolo é quem mente, não quem acredita! Então, acredito.

A fila não anda como no amor, pois amizade não exige exclusividade, mas lealdade. Nossas portas, porém, podem ser fechadas. E ai de quem não respeitar a casa alheia.



umbeijonabochecharosada.

Nenhum comentário:


Minhas Vogais e Consoantes são Altamente Inflamáveis e Ardidas