18 de julho de 2011

OS DIFAMANTES




De vez em quando (bem mais "quando" do que "vez") ainda é possível ter uma surpresa agradável, (eu tive), e uma delas é "Os difamantes". Surpreendentemente, trata-se de uma comédia, escrita para o teatro, em horário normal e dias normais, que até chega ao exagero de ter alguma coisa para dizer - brincando, de modo alegre, mas tem, está em cartaz no teatro Anhembi Morumbi, com texto de Martha Mendonça e Nelito Fernandes, com direção de Ernesto Piccolo.



O texto de Martha e Fernandes é uma divertida crítica à indigência da maior parte do material apresentado na telinha e, ainda melhor, às revistas de fofocas e famosos. No simpático cenário de Sérgio Marimba, um quarto com imensa cama e paredes translúcidas, o casal planeja sua vingança, a criação de um programa de TV criticando as asneiras que o divertem, mas não prevê os perigos de ser engolido pela máquina na hora em que for para o estúdio... Só isso, mas isso com um diálogo ágil e alfabetizado, escrito para ser devidamente explorado por atores.



A montagem é simples mas eficiente, e cria um mundo não televisivo que é fundamental para a essência do texto. Os figurinos de Laura Lima são tão divertidos quanto o resto e marcam a passagem do tempo com eficiência. A luz de Paulo César Medeiros é precisa e integrada na ação e no clima, e a trilha de Rodrigo Pena também funciona bem. Participam com eficiência os vídeos de João Jardim.


Teatro: é sempre bom demais!

só(ri).






Vale lembrar: Em SP  é curta temporada.

Nenhum comentário:


Minhas Vogais e Consoantes são Altamente Inflamáveis e Ardidas