(Ouvindo Ali, o oposto daqui.)
#puraironia...
Você sabe com quem está falando? Com certeza você já ouviu essa frase de alguém ou soube que alguém já a utilizou em algum lugar como quando uma pessoa é barrada na porta giratória de um banco, em um acesso controlado e etc. O quê você responderia numa situação destas?
Pra começar, devemos pensar o que seria um ser humano. Um homem ou uma mulher. Aristóteles (Séc. IV) disse que “o homem é um animal racional”. Pascoal (Séc. XVII) disse que “o homem é um caniço pensante”. Fernando Pessoa dizia que homem é um cadáver adiado. Mas o quê a ciência diz? Muito bem, vamos lá!
Pela ciência, nós estamos em um universo que possui, provavelmente pela curvatura do espaço, um formato cilíndrico surgido a 15 bilhões de anos. Até alguns anos, essa era a única teoria existente, mas hoje já não se pensa assim, hoje se acredita que o nosso universo é um dos universos possíveis que existes. Sim! A física quântica, que será dominante entre os físicos futuramente, já não trabalha com a noção de UNIverso, mas com a noção de MULTIverso. Isso pode ser verificado em livros do Marcelo Gleiser, que possui uma linguagem bem acessível para pessoas leigas no assunto como eu. Segundo a teoria inicial, nosso universo surgiu a 15 bilhões de anos quando ocorreu o famoso “Big Bang”. Que diz que toda a matéria e energia estavam concentradas em um único ponto, como uma mola encolhida amarrada a um barbante e que foi solta.
Nosso universo ainda está em um processo de expansão, mas acredita-se que quando chegar ao ápice ele iniciará o seu processo de recolhimento da matéria semelhante ao processo sistólico-diastólico já trabalhado por diversas filosofias orientais e comuns em nosso cotidiano. Mas não se preocupe, porque o processo de recolhimento se inicia daqui uns 12 bilhões de anos.
Portanto, a 15 bilhões de anos, o universo entrou em expansão jogando matéria e energia por todos os lados deixando um rastro de planetas e estrelas em toda a sua extensão. Essas estrelas se agruparam no que chamamos de galáxias. Existem cerca de 200 bilhões de galáxias no universo. Uma dessas galáxias é a nossa via láctea, que possui cerca de 100 bilhões de estrelas e uma delas é o nosso Sol (estrela-anã). Girando ao seu redor, existem oito planetas sem luz própria e a terceira mais próxima a ela é a Terra.
Na Terra há o que chamamos de vida com 3 milhões de espécies já classificadas, entre elas está o ser humano (homo-sapiens). Entre os humanos, existem 7 bilhões de indivíduos no mundo e um deles é você!
Portanto, quem és tu? Tu és um indivíduo entre sete bilhões que compõe uma única espécie entre outros três milhões existentes em um planetinha que gira ao redor de uma estrelinha, que compõe uma galáxia com 100 bilhões de estrelas, que é uma entre 200 bilhões de galáxias em um dos universos possíveis e que irá desaparecer.
Portanto, quem é você para achar que o único modo de fazer as coisas é o seu? Quem sou eu para achar que a única ideia adequada é a minha? Quem somos nós para achar que o único lugar bom é onde nascemos? Quem é você para achar que a única religião correta é a que você pratica?
Quem sou eu? Quem é você?
Por isso, todas as vezes que alguém lhe perguntar com quem você está falando, responda: Você tem um tempo?
*Baseado em um trecho da palestra do professor Mário Cortella.
Nenhum comentário:
Postar um comentário