9 de janeiro de 2009

"BUSH FU.. YOU!!!"

Não brinco com coisa séria. Criança tem que brincar com brinquedo. Ferramenta é coisa de adulto, pode ferir uma criança... A era digital quebrou esta regra e Leon, um menino de cinco anos gosta de brincar mas, já sabe o que é ‘ferramenta’ em inglês. Leon estuda inglês no pré-escolar e, por causa de um ‘portão zilionário’ – portão em inglês é Gate, disse o menino. No plural é Gates... Também sabe o que é tools e toy – brinquedo... Alguns adultos não sabem inglês. Pior, não sabem que crianças precisam brincar. Já foram criança e esqueceram que todo mundo tem infância. Há quem não tenha responsabilidade. Infância, todo homem tem. Criança gosta muito de brincar e precisa disto. Criança tem medo de fogos de artifício que explodem, feito bombas no ar. Deveríamos deixá-las brincar...Em paz!

Toda paz é igual". Mas tenho uma guerra só minha. Diferente da guerra de um vizinho, que grita e bate na mulher, todas as vezes que bebe. Isto me fez crer que se na paz há semelhanças, as guerras de cada um tem motivos particulares. Minha paz ainda não nasceu. Eu a venho arrancando a fórceps, nas faixas de gaza das guerras de mim. É uma guerra violenta que há anos eu travo comigo, em noites de horror em que suo e grito, com medo de monstros que estão escondidos, lá dentro de mim, prá que eu tenha paz. Minha paz. E penso que olhar o inimigo de frente, demanda coragem porque outro dia eu lhe vi a face e era eu inteirinha, guerreando comigo, na minha divisão. EU tenho a minha própria gaza... Uma de mim queria luxo. A outra, apenas ser simples. Uma queria as ciências a outra, poesia. Uma queria amar, a outra raciocinar. E eu me violento entre estes dois pólos, na impermanência de ser uma e outra coisa... E descobri que andando no meio, ‘bala perdida’ é difícil me alcançar... Nenhum homem bomba ou Hamas, palestino ou judeu, luta tanto como eu, comigo mesma, nas noites escuras... E dói. Morro prá depois renascer diferente. Isso me custa muito, ai de mim!
Não há luta intradérmica. O estrago é profundo, visceral. A batalha se dá nas cavernas do eu. Lá, eu me mato e me morro mil vezes, até encontrar a paz de amar. Cansei de lutar. Pensei que lutando esqueceria o amor, como amar e como amante, eu não seria mais humana. Se é no exercício que o pensar se faz rota e caminho, prefiro amar... Não quero ser nem ter uma razão estéril. Quero me emocionar e sorrir, com as crianças que brincam e que falam inglês.
.
A Milly me disse que brush, em inglês é pincel e Bush é o que?! Então tá né?! Para mim Bush significa Dog. Um dia grito sorrindo: "BUSH FU.. YOU!!!" ... Eu li Tolstoy faz dez anos. Eu não brinco com coisa séria!

Nenhum comentário:


Minhas Vogais e Consoantes são Altamente Inflamáveis e Ardidas