6 de outubro de 2009

DOM

CASMURRO...
.



"Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, 'olhos de cigana oblíqua e dissimulada.' Eu não sabia o que era obliqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim. "
.
.
"Pedir, peço. Mas pedir não é alcançar. Anjo do meu coração, se vontade de servir é poder de mandar... Estamos aqui, estamos á bordo."
.
.

"Ficamos a olhar para o ar. Minto, ela olhou para o chão, fiz o mesmo logo que a vi assim, mas creio que Capitu olhava para dentro de si mesma. Enquanto eu olhava mesmo para o chão"
.
.

"Os olhos de ressaca não se mexiam. E me pareciam crescer..."
.
.

"e ficamos ali somando as nossas ilusões, os nossos temores. Começando já a somar nossas Saudades."
.
.

"Mas aos quinze anos tudo é infinito..."
.
.

"Eu seduzido pelas palavras dele, quase contei minha história..."
.
.

"A alma da gente, como sabes, é uma casa, não casa com janelas para todos os lados, com muita luz e ar puro. Também há as fechadas e escuras. Sem janelas ou com poucas, como as celas e prisões. Não sei como era a minha. Eu ainda não era Casmurro, nem Dom Casmurro, mais como as chaves não tinham portas ou fechaduras, bastava empurrá-las. Escobar as empurrou e entrou, tal o achei dentro, cá ficou..."
.
.

"Vai estudando, não se perde nada em já ir sabendo alguma coisa!"
.
.

"Vivia alegre enquanto eu chorava todas as noites. Fez meu coração bater tão atento, que ainda agora posso ouví-lo. Há algum exagero nisso, mas eu não esqueço do primeiro amor."
.
.

"Quem me explicaria a alegria de Capitu?
O que ela fazia?
Vivia rindo, cantando ou pulando...?"
.
.

"Puro ciúmes, tão foi o que me mordeu, caro leitor das minhas entranhas."
.
.

"Não pensava em tão desastre.
Vivi tão nela
dela
e para ela...
Que nunca pensei que havia rapazes na vizinhança..." (Gosto tanto desta)
.
.
"Vai lá raciocinar com o coração de brasa que estava o meu..."
.
.

"Não a matei por não ter a mão ferro, corda, pistola ou punhão. Mas os olhos que lhe dei, se pudessem matar, teria resolvido tudo."
.
.

"Todas as minhas invejas foram com ela, como era possível que Capitu se governasse tão facilmente e eu não!"
.
.

"Deixei o meu corpo fazer o que pudesse... Meu corpo acabou entrando..."
.
.

"São olhos de reflexão"
.
.

"A natureza é simples, a arte é atrapalhada."
.
.

"O zero é a perfeição maior, o valor de zero em sim mesmo é nada. O ofício deste sinal negativo é aumentar... Assim o que não vale nada, faz valer muito."
.
.

"Nem tudo que dura, dura muito tempo..."
.
.

"A voz pareceu me entrar ao inves de sair..."
.
.

"A pessoa inteira ia se apurando com o tempo..."
.
.

"A idéia em mim abriu as asas e começou a bate-las, como faz a idéia que quer sair."
.
.

"Meu filho morreu. Apesar de tudo, jantei bem e fui ao teatro."
.
.

"Agora, por que estas 'caprichosas' não me fez esquecer a primeira amada do meu coração?"
.
.
"Não tenhas ciúmes da tua mulher para que ela não aprenda a enganar-te com a malícia que aprendeu de ti!"
.
..
...



"Um método de agir que é tão astuto
Com jeitinho alcança tudo, tudo, tudo
É só se entregar, é só te seguir, é capitular

Capitu
A ressaca dos mares
A sereia do sul
Captando os olhares
Nosso totem tabu
A mulher em milhares... Capitu"
.
.

Nenhum comentário:


Minhas Vogais e Consoantes são Altamente Inflamáveis e Ardidas